pesquise no latitude

digite para buscar...

estratégia

Quem realiza?

Hoje chamado de Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, o programa de Promoção Internacional do setor brasileiro de arte contemporânea foi criado em 2007 pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias de arte nacionais do mercado primário.

Desde 2011, este programa é administrado e operacionalizado pela ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) com recursos e know-how da instituição parceira Apex-Brasil.

Todas as ações do programa Latitude são validadas pelo Comitê Gestor, grupo composto pela Presidência da ABACT, Gestor na Apex-Brasil, equipe Latitude e 6 representantes de galerias afiliadas, sendo:

Athena Contemporânea (Filipe Masini)
Casa Triângulo (Rodrigo Editore)
Central Galeria (Fernanda Resstom)
Galeria Leme (Camila Siqueira)
Sílvia Cintra + Box4 (Juliana Cintra)
Vermelho (Akio Aoki)

Qual o público alvo?

O público alvo do Latitude são as galerias brasileiras de arte do mercado primário com vocação e intenção de internacionalizar-se. Hoje contamos com 47 galerias participantes, localizadas em sete estados brasileiros, representando mais de 1000 artistas.

Qual o objetivo?

Latitude visa o crescimento das exportações do setor. Para isso, busca atender às galerias brasileiras em seus diferentes níveis de internacionalização introduzindo as iniciantes de forma profissional e conduzida em mercados consolidados e ajudando galerias mais experientes a manter e ampliar mercados aproveitando o momento positivo e de grande visibilidade que o país vive, mas preparando também o setor a enfrentar contextos econômicos eventualmente menos favoráveis

De que forma atua?

O convênio firmado entre a ABACT e a Apex-Brasil consiste em um calendário de atividades e investimentos definidos a cada dois anos. Este programa é construído a partir de um Planejamento Estratégico desenvolvido para o setor, uma investigação objetiva que aponta mercados alvo, aspectos a serem aperfeiçoados e oportunidades para expansão sustentável do mercado brasileiro de arte no exterior.

Outra atividade estratégica desenvolvida pela equipe Latitude são: Pesquisa Setorial, o acompanhamento das ações, estudos de mercado alvo e análise de resultados do programa.

Todas estas informações servem de instrumento para tomada de decisões por parte do Comitê Gestor.

Que tipos de ações realiza?

Feiras internacionais: apoio à participação das galerias Latitude em determinadas feiras de arte dentro dos mercados alvo ou à escolha da galeria por meio de pleitos individuais. Os tipos de apoio concedidos diferem-se de acordo com o nível de internacionalização das galerias e podem ser “Apoio Operacional” para galerias mais iniciantes e “Apoio Promocional” para galerias mais experientes. Além do apoio financeiro às galerias, são realizados eventos de promoção cultural e de relacionamento paralelamente ao calendário das feiras.

Missões Prospectivas: levantamento de informações sobre mercados feita pela equipe Latitude ou consultores externos com objetivo de orientar as galerias associadas que pretendem atuar neste mercado.

Art Immersion Trips: esta ação consiste em trazer ao Brasil convidados internacionais (colecionadores, curadores, diretores de instituições, jornalistas e críticos) para imergir na cena artística nacional com o objetivo de criar oportunidades de negócios, projetos e colaborações futuras.

Promoção Internacional: ações voltadas à disseminação de informação sobre a cena artística brasileira a um público internacional através da produção e distribuição de conteúdo, organização de debates e eventos de networking.

Comunicação: disseminação das atividades do Latitude e galerias participantes bem como informações de interesse ao setor para o público alvo imediato (galerias associadas) e público externo nacional e internacional. Os canais de veiculação das informações são: material impresso, site, rede social, newsletters, assessorias de imprensa nacional e internacional.

Capacitação: ações voltadas à informação e a preparação das galerias para atividades específicas e para atuação no mercado internacional de forma mais abrangente. Esta atuação pode ter formatos variados como: Encontros Temáticos, Workshops e Seminários, Application Help Desk para feiras internacionais, Projeto Incubadora, elaboração de material informativo.

Inteligência Comercial: área de atuação da equipe do Projeto que visa a construção constante de base de dados e documentos para instrumentalizar o Comitê Gestor para tomada estratégica de decisões. Os principais produtos de acesso coletivo da Inteligência Comercial são: Pesquisa Setorial, estudos de mercado, acompanhamento e análise histórica do programa.

Em que mercados atua?

Através dos dados de exportação da Apex-Brasil e a opinião qualitativa das galerias, construiu-se a seguinte lista de mercados alvo a serem trabalhados nas ações desenvolvidas dentro do Latitude:

• Alemanha
• Argentina
• Bélgica
• China
• Colômbia
• Hong Kong
• Estados Unidos
• Emirados Árabes
• Espanha
• França
• Reino Unido
• Suíça