pesquise no latitude

digite para buscar...


Julião Sarmento no Centro Galego de Arte Contemporáneavoltar

“Without” de Julião Sarmento está em exposição no Centro Galego de Arte Contemporânea - CGAC até 2 de fevereiro de 2019.

A mostra é uma visão panorâmica, incluindo obras que refletem esse sentimento que atravessa toda a sua trajetória: a expressão cinematográfica. Não é tanto uma questão de destacar uma relação literal - o que é evidente em muitos casos - mas sim de projetar como Sarmento sempre explorou esse espaço intermediário entre suspensão e desejo, em um espaço intersticial onde o espectador fica imerso, pisando terreno perturbador como um estrangeiro, como um espectador.

O título "Without" refere-se à polaridade que domina toda a obra de Julião Sarmento. A polaridade é como uma porta onde, de um lado, podemos ler a palavra "entrada" e, do outro lado, "saída". Mas é sempre a mesma porta e, dependendo do lado em que nos aproximamos, vemos de um jeito ou de outro. Como em suas obras, o título não nos diz a verdade exata ou absoluta. Nem nos dá informações sobre tudo o que podemos ver.

Julião Sarmento nasceu em 1948 em Lisboa, Portugal, e vive e trabalha no Estoril, Portugal. Estudou pintura e arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa. Ao longo de sua carreira, Sarmento trabalhou em uma ampla gama de mídias: pintura, desenho, escultura, fotografia, cinema, vídeo, performance, som e instalação. Ele também desenvolveu vários projetos específicos para sites e teve inúmeras exposições individuais e coletivas em todo o mundo nas últimas cinco décadas.

O artista é representado pela Fortes D'Aloia & Gabriel.

Clique aqui para mais.